NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE CIÊNCIAS APLICADAS DA FAIT
I – Normas aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, da Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva – FAIT, para aceite de trabalhos de pesquisa destinados à avaliação da Comissão Científica da FAIT tendo em vista a publicação em seu periódico de publicações científicas intitulado: “Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT – REFAIT”
1. Apresentação dos trabalhos
No cabeçalho do artigo deverá constar o figura abaixo:
Fig. 1 – Figura do cabeçalho do artigo científico
No rodapé do artigo deverá constar a figura abaixo:
Fig. 2 – Figura do rodapé do artigo científico
1.1.1 Título completo do artigo em LETRA MAIÚSCULA: em negrito, centralizado e fonte tamanho 12.
1.1.2 Nome completo do(s) autor(es) (por extenso e apenas o SOBRENOME EM MAIÚSCULA): alinhado à direita, fonte tamanho 12, com indicação para nota de rodapé.
1.1.3 Na nota de rodapé, deve constar filiação científica, na seguinte ordem: Departamento, Instituto ou Faculdade, Universidade – SIGLA – CIDADE/ESTADO – PAÍS e endereço eletrônico, fonte tamanho 10.
1.1.4 Entre o título e os dados de identificação do(s) autor(es), deve existir espaço de uma linha.
1.1.5 Todos os subtítulos devem estar alinhados à esquerda, em CAIXA ALTA, em negrito e com fonte tamanho 12.
2. Resumo e Abstract
RESUMO de, no máximo, 100 palavras e de três a cinco palavras-chave (termos ou expressões que identifiquem o conteúdo do trabalho). O título, o resumo e as palavras-chave deverão ser no idioma do texto. O corpo do texto pertencente ao resumo deve estar em espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 10. A seguir, deve constar o ABSTRACT e Keywords, nos mesmos moldes do resumo. Exemplo de um resumo e abstract:
Fig. 3 – Figura do Resumo e Abstract de um artigo científico
3. Corpo do texto
3.1. Sub-itens destacados em negrito, no mesmo corpo do texto, alinhados à esquerda.
3.2. Texto contendo, preferencialmente:
a) INTRODUÇÃO (com exposição de objetivos e metodologia);
b) DESENVOLVIMENTO (com subtítulo derivado do título; corpo do texto com as reflexões ou ainda Materiais e Métodos, Resultados e Discussões);
c) CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS;
d) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
Obs.: Os artigos que, por preferência do autor, não tenham a estrutura contida neste item não serão excluídos.
3.3. Todo o corpo do texto deve estar em espaçamento 1,5, contendo sempre o espaço de uma linha entre os subtítulos e o texto.
3.4. Notas de rodapé devem ser na medida do possível, incluídas no corpo do texto.
3.5. Tabelas e gráficos deverão ser numerados, sequencialmente, em algarismos arábicos e encabeçados por seus respectivos títulos.
3.6. Fotografias e ilustrações poderão ser coloridas e deverão ser inseridas no corpo do texto, numeradas, sequencialmente, e com legendas.
3.7. Referências no corpo do texto deverão ser feitas pelo sobrenome do autor, entre parênteses e separado por vírgula da data de publicação e da(s) página(s) utilizada(s) tanto para citação direta como indireta. Ex: (SILVA, 1984, p. 123).
3.7.1. Caso o nome do autor esteja citado no texto, deverão ser acrescentadas: a data e a paginação entre parênteses. Por exemplo, "Silva (1984, p. 123) aponta...".
3.7.2. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, deverão ser discriminadas por letras minúsculas em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento (SILVA, 1984a; 1984b).
3.7.3. Quando a obra tiver até três autores, estes deverão ser separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA, 1987) ou no corpo do texto Silva e Souza (1987).
3.7.4. No caso de quatro ou mais, indica-se o primeiro, seguido da expressão “et al”. (SILVA et al., 1986).
3.7.5. As citações literais, com mais de três linhas devem seguir o modelo abaixo, estando à margem recuada à direita em quatro centímetros, o texto entre linhas simples (1,0), com fonte tamanho 10 e seguida da citação do autor, com nome, data e página referente à citação.
“A iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno, que de simples repetidores, passam a criadores de novas atitudes e comportamento, através da construção do próprio conhecimento”. (MAIA, 2008, p. 3).
3.7.6. As citações literais com no máximo três linhas deverão estar entre aspas, como parte do texto com fonte 12 e espaçamento de 1,5 seguidas de sua citação, como no exemplo abaixo:
Conforme destaca Maia (2008, p. 2) “O ser humano é o único animal na natureza com capacidade de pensar. Esta característica permite que os seres humanos sejam capazes de refletir sobre o significado [...]”.
3.7.7. Anexos e/ou Apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
4. Referências bibliográficas
4.1 As referências bibliográficas de: livros, capítulos de livros, artigos científicos, notícias, etc., deverão ser arroladas no final do trabalho, pela ordem alfabética do sobrenome do (s) autor (es), obedecendo à norma da ABNT - NBR 6023, de agosto de 2002 para a sua confecção.
Ex: Referência de um livro: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
Fig. 4 – Figura das Referências Bibliográficas de um artigo científico
4.2 Para referências de: citação de citação ou de segunda mão, de um autor citado pelo autor do texto, siga o exemplo: (LAKATOS, 1987 apud SEVERINO, 1990, p. 25) ou Lakatos (1987 apud SEVERINO, 1990, p. 25). Desta forma, Lakatos com seu artigo de 1987 foi citado (apud) por Severino em 1990. O pesquisador teve contato com o material de Severino (1990) que cita (apud) o autor Lakatos de 1987.
Itapeva, 22 de fevereiro de 2012.
CEPE da FAIT Sala de Reuniões 05/10/2015
|
[Versão para impressão] |